Procurando uma contabilidade para negócios digitais, atualizada e que entenda do seu negócio? Então, você chegou ao lugar certo!
A Qualic Contabilidade Digital é a sua melhor opção em assessoria contábil especializada para negócios digitais!
Acompanhando a evolução e o forte crescimento do mercado digital, montamos um time e estrutura composta por especialistas no segmento digital.
Fornecemos toda a orientação e assessoria que a sua empresa precisa para crescer, atendendo uma série de empresários e empreendedores do universo digital, dentre eles:
- Infoprodutores;
- Coprodutores;
- Afiliados;
- Social Media;
- Youtubers;
- Gestores de Tráfego;
- Agências de Marketing Digital;
- Design Gráfico;
- Desenvolvedores Web;
- Editores de Vídeo;
- E-commerces.
Deseja saber tudo sobre contabilidade para negócios digitais e tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto? Continue conosco e acompanhe esse conteúdo até o final.
O que é contabilidade para negócios digitais?
A contabilidade para negócios digitais é especializada em empresas inseridas em um dos mercados que mais crescem no Brasil e no mundo.
É cada vez maior a demanda da sociedade por serviços que envolvem a comunicação, produção e distribuição de conteúdos por plataformas digitais, como Facebook, Instagram, YouTube, Hotmart, Eduzz, Monetizze, Braip, Awin e muitas outras.
Com isso, muitas empresas e profissionais se especializaram em fornecer produtos e serviços nesse segmento, como é o caso dos afiliados, infoprodutores, youtubers, social media e muitos outros.
No entanto, por ser algo relativamente novo no mercado, uma grande parcela dos serviços de contabilidade ainda não possui a expertise necessária para atender empreendedores e empresas do meio digital.
Observando essa necessidade do mercado, a Qualic Contabilidade especializou-se em negócios digitais e hoje oferece uma gama completa de serviços para empresas e profissionais que atuam nesse segmento.
Por que contratar uma contabilidade para negócios digitais?
A contabilidade para negócios digitais oferece a assessoria completa que a sua ideia de negócio ou empresa precisa, incluindo:
- Assessoria na escolha do CNAE correto (atividade da empresa);
- Planejamento tributário para economia de impostos;
- Orientação para registro e abertura de empresas;
- Assessoria para o registro de marcas;
- Emissão de documentos como CNPJ e Alvará de Funcionamento;
- Assessoria para emissão de notas fiscais;
- Cálculo de impostos e emissão de guias;
- Cálculo de pró-labore e folha de pagamento;
- Transmissão de declarações exigidas pelo fisco;
- Entrega de relatórios que apoiam a gestão do negócio;
- BPO Financeiro com serviços completos;
- Dentre outros serviços importantes.
Aqui na Qualic Contabilidade, você encontra profissionais que realmente entendem do seu negócio, e que portanto, estão preparados para oferecer toda a assessoria que a sua empresa precisa para crescer!
Qual o CNAE correto para negócios digitais?
Uma das principais dúvidas dos empreendedores em relação aos negócios digitais diz respeito a escolha do CNAE correto para as suas atividades.
O CNAE – Classificação Nacional de Atividades Econômicas, é um código de 7 dígitos utilizado pela Receita Federal para classificar as empresas com base nas suas atividades.
Confira abaixo, quais são os CNAEs indicados para as principais atividades do mercado digital.
- CNAE para Agências de Publicidade: O CNAE para Agências de Publicidade é o 7311-4/00 que compreende a criação e a produção de campanhas de publicidade para qualquer finalidade, para veiculação em quaisquer tipos de veículos de comunicação.
- CNAE para Social Media e Gestores de Tráfego: O CNAE para Social Media e Gestores de Tráfego é o 7311-4/00 que compreende a colocação, em nome de clientes, de material publicitário em jornais, revistas, rádio, televisão, internet e em outros veículos de comunicação.
- CNAE para Youtubers: O CNAE para Youtubers é o 5911-1/99 que compreende as atividades de produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão.
- CNAE para Infoprodutores (e-books): O CNAE para Infoprodutores que desenvolvem e-books é o 5811-5/00 que compreende a edição de livros na forma impressa, eletrônica (CDs) e na internet (e-books).
- CNAE para Infoprodutores (cursos e treinamentos): O CNAE para Infoprodutores que produzem cursos e treinamentos é o 8599-6/04 que compreende as atividades de treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial.
- CNAE para Afiliados: O CNAE para Afiliados é o 7490-1/04 que compreende as atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral.
- CNAE para Designer: O CNAE para Designers é o 7410-2/99 que compreende os serviços de design gráfico e de diagramação.
- CNAE para E-commerce: Por fim, temos o CNAE para e-commerce que varia conforme o tipo de produto vendido, como por exemplo o 4781-4/00 que compreende o comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios.
Contar com o apoio de uma contabilidade para negócios digitais que ajude você empreendedor a cadastrar as atividades da sua empresa no CNAE correto, garante diversos benefícios, dentre eles, a economia de impostos.
Contabilidade para negócios digitais: Qual o melhor regime tributário para pagar menos impostos?
De acordo com a legislação em vigor, as empresas que atuam com negócios digitais tem a sua disposição três regimes tributários, são eles:
- Simples Nacional;
- Lucro Presumido;
- Lucro Real.
Na sequência, você confere mais informações e detalhes sobre cada um dos regimes tributários listados acima.
Simples Nacional para negócios digitais
O Simples Nacional é um regime tributário para empresas com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões de reais.
Um dos principais benefícios desse regime tributário está relacionado a unificação do pagamento de impostos por meio da guia DAS – Documento de Arrecadação do Simples que compreende os seguintes tributos:
- IRPJ – Imposto de Renda Pessoa Jurídica;
- IPI – Imposto Sobre Produtos Industrializados;
- CSLL – Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido
- COFINS – Contribuição para Financiamento da Seguridade Social
- PIS – Programa de Integração Social
- CPP – Contribuição Previdenciária Patronal
- ICMS – Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços
- ISS – Imposto Sobre Serviços
No Simples Nacional, negócios digitais podem ser tributados com alíquotas efetivas que variam de 4% a 19,50% ao mês, a depender da sua atividade e volume de faturamento.
Lucro Presumido para negócios digitais
Por sua vez, o Lucro Presumido é um regime tributário para empresas que faturam até 78 milhões ao ano.
Nesse regime tributário, as empresas também são tributadas sobre o faturamento e em função do tipo de atividade que exercem.
Negócios digitais no segmento de serviços, por exemplo, contam com alíquotas de contribuição entre 13,33% e 16,33%.
Por sua vez, os produtos contam com alíquota de 5,93% em impostos federais, mais um percentual variável de ICMS, a depender do tipo de produto e estado da empresa.
Lucro Real para negócios digitais
Por fim, temos o Lucro Real, regime tributário que, diferentemente dos anteriores, não possui limite de faturamento anual.
Além disso, nesse regime, os impostos são calculados com base no lucro líquido e não sobre o faturamento.
No entanto, o Lucro Real possui alíquotas maiores, confira:
- IRPJ: 15%
- CSLL: 9%
- COFINS: 7,6%
- PIS: 1,65%
- ICMS e ISS: (Variáveis de acordo com a sua região).
Com tantas opções em regime tributário, o apoio de uma contabilidade para negócios digitais é fundamental para que a sua empresa economize no pagamento de impostos e aumente significativamente os seus lucros.
Quem atua com negócios digitais pode ser MEI?
Na maioria dos casos, quem atua com negócios digitais não pode ser MEI, por uma série de motivos, dentre eles:
- A atividade exercida não é permitida no MEI;
- O limite de faturamento de R$ 81 mil ao ano é insuficiente;
- A permissão para contratar apenas 1 funcionário limita os negócios;
- O empreendedor digital não pode ter sócios ou ser sócio de outras empresas.
Abrir um MEI nem sempre é possível ou a melhor alternativa para quem trabalha com negócios digitais.
No entanto, existem outras opções que podem ser muito vantajosas para o empreendedor digital, como é o caso do Simples Nacional.
Para que se tenha uma ideia, o infoprodutor de e-books, por exemplo, pode contar com alíquotas de contribuição de apenas 2,75% ao mês no Simples Nacional com o aproveitamento da isenção de ICMS aplicável sobre os e-books.
Sendo assim, antes de abrir a sua empresa, consulte uma contabilidade para negócios digitais, pois assim você não toma decisões equivocadas e evita qualquer tipo de prejuízo.
Como abrir uma empresa para negócios digitais?
Buscando uma forma de aumentar seus lucros e tornar os seus negócios no mercado digital mais escaláveis?
Se a sua resposta foi “SIM”, não tenha dúvidas, abrir uma empresa e constituir CNPJ é o melhor caminho para a economia de impostos e também para o crescimento dos seus negócios.
Ao abrir uma empresa para negócios digitais você contará com diversos benefícios, dentre eles:
- Permissão para emitir notas fiscais;
- Acesso a condições especiais de crédito e financiamento;
- Acesso direto a fornecedores;
- Possibilidade de contratar e registrar funcionários;
- Redução e economia no pagamento de impostos;
- Mais oportunidades de negócios e facilidade para prestar serviços a grandes empresas;
- Dentre outros benefícios importantes.
Não restam dúvidas, registrar e regularizar as suas atividades com o apoio e assessoria de uma contabilidade para negócios digitais é o melhor caminho para o sucesso dos seus negócios.
Pensando em abrir um CNPJ para negócios digitais, mas não sabe por onde começar?
Com o apoio do nosso time, você regulariza os seus negócios, mantém a sua empresa em dia, evita problemas com o fisco e ainda garante uma boa economia no pagamento de impostos.
Não perca mais tempo, entre em contato conosco agora mesmo, nosso time de especialistas em negócios digitais está à sua disposição!