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Como fazer contabilidade de e-commerce

A missão de fazer contabilidade de e-commerce é algo que varia bastante e frequentemente não fica tão claro entre os empreendedores que têm páginas de vendas ativas na internet e em marketplaces, como Mercado Livre, OLX e redes de varejo.

A gestão contábil costuma ser complicada por conta da necessidade de organizar pedidos e pagamentos efetuados. Indo além disso, cada plataforma possui um sistema próprio, isto é, há diferentes formas de baixar as informações de acordo com o canal de venda.

Assim, as vendas em um marketplace precisam de um determinado cuidado, já os negócios realizados no próprio site devem ter outro tipo de atenção. Na prática, isso torna toda a gestão bem mais complicada.

Justamente por isso, a Qualic Contabilidade Digital decidiu preparar este artigo e reunir as principais dicas para você fazer contabilidade de e-commerce e vendas online com ainda mais assertividade!

Contabilidade de e-commerce: Por que um e-commerce precisa de um escritório contábil?

Todo e-commerce precisa de apoio especializado por conta da obrigatoriedade de prestar contas em relação às vendas realizadas em todos os seus canais digitais, como e-commerce, marketplaces, entre outras formas de vender um serviço ou produto.

Mesmo lojas físicas, a tarefa de anotar e organizar as entradas e saídas do caixa é algo difícil. No caso dos e-commerce, essa missão fica muito mais difícil, principalmente entre pequenas e médias empresas que já têm um bom fluxo de venda.

Embora muitos sites e plataformas tenham formas de auxiliar o processo de gestão, as obrigações contábeis ainda cabem apenas à empresa. Portanto, o e-commerce precisa manter o fácil acesso de todas as centenas de vendas que acontecem quando chegar a hora de cumprir as escriturações fiscais.

Felizmente, ao contar com um escritório de contabilidade, todo o processo de gestão passa a ser mais fácil. A razão disso está no apoio especializado que apenas os melhores contadores podem oferecer ao seu negócio. E isso enquanto você consegue fazer contabilidade de e-commerce.

Indo além disso, um escritório contábil também está lá para realizar assessoria contábil, encontrando o melhor modelo de negócio para que você, gestor, alcance seus objetivos ao longo do tempo.

Ao mesmo tempo, o contador pode realizar o planejamento tributário a fim de gerar economia fiscal ao longo do ano-calendário, praticando as melhores técnicas de elisão fiscal de acordo com o seu tipo de negócio.

Fora isso, vale destacar que os melhores escritórios contábeis também assumem a gestão financeira do negócio. Deste modo, o contador passa a ser peça chave para criar reports financeiros, encontrar alternativas para reduzir custos ou aumentar ganhos, organizar fluxo de caixa, entre outras tarefas igualmente importantes.

Contabilidade de e-commerce: Quais impostos são cobrados no e-commerce?

Para fazer contabilidade de e-commerce, você deve conhecer ao menos os impostos mais populares que incidem sobre as suas vendas. Entre os mais mencionados estão o ICMS, o ICMS-ST e o ISS.

Todos são igualmente importantes e devem ser frequentemente quitados, e embora o valor não seja tão expressivo, os seus custos surpreendem e são responsáveis diretos por aumentos e possíveis reduções de custos.

Logo abaixo você aprende tudo o que precisa com as informações que a Qualic Contabilidade Digital separou!

1. ICMS

O imposto do ICMS faz referência à taxa sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação. Nele, fica obrigatório a taxa sobre vendas em qualquer canal, seja físico ou digital.

Em geral, a taxa vale para qualquer mercadoria que seja ofertada por uma empresa e praticamente toda mercadoria precisa quitar este imposto ao fazer uma transação comercial. Mesmo nos e-commerce, os negócios devem quitá-lo.

Vale destacar que a alíquota do ICMS não é padronizada e, portanto, todo produto ou serviço conta com taxas diferentes, que variam entre 7% a 35% de acordo com o estado.

Este imposto é uma das principais arrecadações dos estados, tendo uma fiscalização bem séria e atenta por parte do Fisco estadual. Portanto, omiti-lo não é uma alternativa!

2. ICMS-ST

Quando você começa a fazer contabilidade de e-commerce, a Substituição Tributária (ST) do ICMS é algo bastante comum. A taxa diz respeito à operação que realiza a troca da obrigação do ICMS, incidindo sobre outro contribuinte e que não tem ligação direta pela comercialização do produto e/ou serviço.

Assim, o ICMS passa a ser restituído ao contribuinte e a indústria precisa pagar este valor ao estado. Esse imposto é bem complexo e apenas contadores especializados conseguem realizar a gestão definitiva.

3. ISS

Uma das taxas mais populares é o ISS. O Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza aplica a alíquota para qualquer tipo de comércio. Como o próprio nome sugere, todo tipo de transação comercial de pequenas, médias e grandes empresas podem ser enquadradas nesta taxa.

A alíquota tem uma base de cálculo que varia de acordo com o serviço ou produto comercializado. Geralmente, a alíquota fica entre os valores de 2% a 5% em cima do valor do produto e/ou serviço comercializado.

Como fazer contabilidade de e-commerce

Felizmente, a partir de algumas dicas já é possível fazer contabilidade de e-commerce e torná-la menos complicada. Em comum, todos os conselhos a seguir buscam aumentar o controle que o gestor tem sobre o próprio negócio.

Uma vez que todas as dicas são colocadas em prática, a gestão contábil das vendas online passa a ser mais fácil. Ainda assim, de acordo com a quantidade de vendas realizadas, talvez isso não seja o bastante.

Portanto, caso sinta dificuldade mesmo com as dicas a seguir, não hesite em procurar uma contabilidade especializada.

Dito isso, veja a seguir as dicas para fazer contabilidade de e-commerce que a Qualic Contabilidade Digital preparou!

1. Controle as despesas fixas

O controle é o principal alicerce de uma boa contabilidade. A partir dela, você consegue encontrar e enviar os documentos fiscais do seu negócio com esforço mínimo. Caso você opte por digitalizar as escriturações, a gestão se limita a poucos cliques.

E o primeiro passo para organizar a sua empresa é definir e controlar as despesas fixas, como investimento em publicidade, gastos com plataformas, valores de recursos humanos, honorários do escritório de contabilidade, entre outros exemplos.

Uma vez que você faça essa distinção de despesas fixas, você consegue ir além disso, podendo antecipar obrigações acessórias e gastos previsíveis, como 13º, liquidações de datas sazonais e férias de funcionários.

Ao seguir essa dica à risca, os benefícios mais comuns são a assertividade na hora de tomar decisões e a clareza para alcançar metas de lucro da empresa.

2. Considere todo o negócio

Fazer contabilidade de e-commerce se torna algo difícil ao ter canais de venda físicos e digitais. Em casos assim, você precisa considerar os diferentes canais de venda e realizar a gestão da empresa como um todo.

O primeiro passo é ter um organograma de processos e etapas comerciais claras. Com isso, não só o seu e-commerce, mas como toda a empresa passa a causar menos desencontros de informações na hora de fazer a gestão contábil.

Geralmente, novos empreendedores insistem na ideia de separar a gestão de acordo com o canal de vendas. Caso o CNPJ esteja vinculado à venda, não há escapatórias a não ser realizar a contabilidade dos produtos e/ou serviços prestados, e isso inclui o e-commerce.

Uma vez que esta dica é colocada em prática, a empresa passa a ter mais precisão nos futuros gastos da empresa e passa a calcular as obrigações acessórias com maiores chances de acerto.

3. Organize todas as informações fiscais

Além do controle, a organização é essencial na hora de fazer a contabilidade do e-commerce. Tendo isso em mente, você precisa criar o hábito de elaborar relatórios detalhados do seu fluxo de caixa, com informações sobre a entrada e saída da empresa.

Uma dica para conseguir organizar as informações fiscais é digitalizar todas as informações recebidas. Assim, NFs e comprovantes de pagamentos podem ser facilmente encontrados em pastas separadas por períodos, dias, meses e anos.

4. Opte por uma contabilidade digital

Procurar por uma contabilidade digital faz toda a diferença na hora de realizar a gestão contábil do seu e-commerce. Na prática, a experiência fica melhor por permitir uma integração completa e definitiva entre os canais digitais de venda e as ferramentas utilizadas pela contabilidade.

Então na hora de procurar por um escritório, busque por contabilidades com soluções digitais e prontas para integrar os seus diferentes sistemas às ferramentas contábeis disponíveis.

Melhor forma de fazer contabilidade de e-commerce

A Qualic Contabilidade Digital reúne as principais e melhores soluções que a tecnologia proporciona para fazer integrações com o seu e-commerce e deste modo tornar a gestão contábil e financeira ainda mais fácil.

O escritório atende os mais diferentes tipos de segmentos e conta com planos voltados exclusivamente aos e-commerce, indo além dos serviços essenciais para manter o seu comércio eletrônico ativo e livre de multas.

Entre alguns serviços disponíveis na hora de fazer contabilidade de e-commerce estão:

  • Legalização da loja virtual;
  • Gestão tributária simplificada;
  • Balanço patrimonial;
  • Auxílio no capital de giro;
  • Planejamento tributário.

Quer saber mais e se informar como a Qualic Contabilidade Digital torna a gestão contábil do seu e-commerce mais fácil? Então clique aqui e entre em contato com um especialista!

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