Uma das melhores formas de lançar infoprodutos é usando plataformas de afiliados, e por sinal, é um fato que cada vez mais as pessoas ganham dinheiro vendendo pela internet.
Muitas, no entanto, ainda não sabem como começar nesse mundo dos afiliados e revenda de infoprodutos. Ainda mais quando há tantas opções diferentes no mercado.
Pensando nisso, a Qualic Contabilidade decidiu ajudar quem está começando, com esse top 6 de plataformas de afiliados para lançar infoprodutos em 2024.
Top 6 plataformas de afiliados para lançar infoprodutos
Primeiramente é preciso reconhecer que existem muitas plataformas de afiliados diferentes. Assim como também existem muitos produtos que podem ser vendidos como afiliados.
Essa lista que fizemos compreende as 6 plataformas mais conhecidas do mercado e que oferecem as melhores vantagens e garantias ao vendedor. Veja cada uma delas a seguir.
1. Hotmart
A Hotmart é simplesmente a mais conhecida do mercado brasileiro de plataformas de afiliados e também líder no mercado da América Latina, possuindo a maior rede de afiliados.
A sua criação aconteceu no ano de 2011 e hoje se encontra presente em mais de 200 países, contando com mais de 2 milhões de usuários ativos.
Vale destacar que nesta plataforma só é permitido a venda de infoprodutos, não sendo permitido fazer a revenda de produtos físicos, ou mesmo dropshipping.
Entre as suas principais características que precisam ser evidenciadas, estão:
- Possibilidade de fazer um cadastro gratuito;
- Taxa de comissão de 9,90% mais 1 real por venda;
- Tem o prazo mínimo de resgate de 30 dias;
- É necessário ter ao menos 20 reais para resgatar.
Outros pontos importantes são o fato de que a Hotmart possui mais de 150 mil produtos cadastrados, além de oferecer um suporte completo para produtores.
Por ter uma rede de afiliados tão grande, o tráfego desta plataforma tende a ser muito maior do que o dos seus concorrentes, podendo gerar muito mais vendas.
2. Monetizze
Entre as principais plataformas de afiliados, a Monetizze foi considerada a melhor por três anos consecutivos, entre 2017, 2018 e 2019. Sendo também uma das mais famosas.
Sua criação se deu no ano de 2015 e rapidamente se tornou uma alternativa ao Hotmart. Principalmente pelo fato de que também é possível comercializar produtos físicos.
Outro ponto importante a respeito da Monetizze é o seu sofisticado sistema de checkout, que permite várias possibilidades de controle aos infoprodutores, além de métricas diversas.
Entre as principais características desta Monetizze estão:
- Poder criar um cadastro gratuito;
- Comissão no valor de 9,90% mais 1 real por venda;
- Prazo mínimo de resgate das vendas é 30 dias;
- É necessário ter pelo menos 5 reais para serem resgatados;
- Poder fazer a antecipação do valor das vendas.
Vale destacar que o programa de afiliados da plataforma é um dos que mais cresce, oferecendo também um sistema de suporte completo e mediação de vendas.
Por também oferecer a possibilidade de vender produtos físicos, os criadores da plataforma conseguem oferecer uma experiência mais completa aos compradores.
Também é importante destacar que a Monetizze oferece a opção de divulgação de outros infoprodutores para sua rede e vice-versa, gerando novos comissionamentos.
3. Udemy
A Udemy é uma plataforma de venda de produtos digitais, em especial, cursos. Uma das mais famosas do mundo, presente em mais de 180 países.
Outros números que impressionam é o fato de que ela tem 400 milhões de inscrições e cursos traduzidos para mais de 65 idiomas. Ela gera um grande fomento à educação.
Vale ressaltar que entre as plataformas de afiliados, a Udemy é uma daquelas que aceita apenas infoprodutos, em especial, cursos de diversas áreas do conhecimento.
No começo, no entanto, a plataforma era voltada apenas para os cursos da área de TI. Com o seu crescimento, hoje é possível encontrar cursos de finanças, fotografia e até saúde.
Entre as principais características da plataforma, estão:
- Cobrança de 3% quando o infoprodutor faz vendas, e 50% para vendas orgânicas;
- Não oferece nenhum suporte para o lançamento de infoprodutos;
- O prazo mínimo de resgate é 45 dias;
- Não trabalha com valor mínimo para resgate;
- Aceita uma grande quantidade de moedas.
Uma das principais vantagens da Udemy é que os seus infoprodutos podem ser comprados de qualquer lugar do mundo, graças ao seu sistema de legendas.
Por outro lado, apesar da plataforma possuir certificados de qualidade e uma equipe de suporte especializada, ela é indicada para quem quer ensinar habilidades diversas.
4. Eduzz
A Eduzz é uma das plataformas de afiliados que mais cresce, e que surgiu para competir em especial com a Hotmart, oferecendo benefícios semelhantes, mas com diferenças.
Primeiramente, é preciso destacar que o controle e gerenciamento de vendas é muito completo, contando com recursos como relatórios e gráficos de comparação.
No entanto, assim como a Monetizze, a Eduzz também permite a comercialização de produtos físicos, além dos infoprodutos. O que ajuda a atrair mais vendedores.
Entre as suas principais características estão:
- Criação gratuita de conta;
- Cobrança de 4,9% de comissão mais 1 real por venda;
- Não oferece suporte para o lançamento de um infoproduto;
- Valor mínimo de resgate é de 100 reais;
- É possível antecipar vendas a uma taxa de 2,99%.
Um dos pontos mais interessantes a respeito da Eduzz é a sua solução de “funil infinito”, que permite que as vendas não tenham prazo de validade.
Isso significa que os afiliados podem receber comissão mesmo após bastante tempo sem exposição do infoproduto. O que pode gerar o interesse de novos afiliados.
Se comparado a outras plataformas de afiliados, a Eduzz permite a integração com outras ferramentas e sistemas, a tornando ainda mais acessível. Algo que as outras não fazem.
Por fim, ainda existe o serviço de RVP (Recuperação de Vendas Perdidas), que o infoprodutor pode ativar, permitindo à plataforma recuperar uma venda a uma taxa de 20%.
5. Kiwify
Diferente das outras plataformas de afiliados, a Kiwify é um projeto brasileiro que surgiu como uma startup no ano de 2020 pelos empresários Artur Ribas e Marinho Gomes.
Isso significa que a Kiwify é uma das menores em seu mercado, possuindo menos afiliados, usuários e produtos cadastrados em seu catálogo.
Para ser capaz de subverter essas limitações, a empresa cobra uma das menores taxas do mercado e oferece uma interface de usuário muito simples de mexer.
Entre as suas principais características estão:
- Poder comercializar apenas infoprodutos;
- Comissão de 6,99% mais 2,49 reais por venda;
- Possui valor mínimo de resgate de 3,47 reais;
- É possível criar uma conta gratuita;
- Oferece aprovação automática dos produtos cadastrados.
Se por um lado o tamanho reduzido da plataforma oferece menos oportunidades de venda, ela também oferece uma menor concorrência de forma geral.
Outro ponto que vale ser destacado é que esta é uma das poucas plataformas de afiliados que permite fazer co-produções com outros infoprodutores e dividir a comissão das vendas.
6. ClickBank
Por fim, temos a Clickbank, que é considerada uma das principais plataformas de afiliados do mundo, com mais de 100 mil afiliados em diversos países.
A principal diferença da ClickBank é em relação ao seu sistema de identificação. Nela, cada usuário recebe um ID de afiliado próprio, usado para promover qualquer item cadastrado.
Ao todo, a plataforma conta com mais de 4 mil produtos em seu banco de dados, já tendo pago mais de 5 bilhões de dólares em comissões desde 1999.
Entre as suas principais características estão:
- Taxa de 7,5% mais 1 dólar por venda;
- É possível criar uma conta gratuita;
- A comissão paga ao afiliado é de 75% no máximo;
- Apenas para infoprodutos;
- Tamanho do infoproduto é ilimitado.
Um dos grandes diferenciais da plataforma são os relatórios emitidos sobre as vendas. Isso permite ao empresário ou vendedor ter uma melhor noção e planejar melhor sua estratégia.
Outro ponto interessante é que as ofertas feitas na plataforma também podem aparecer no site institucional da ClickBank, o que permite uma maior exposição gratuita.
Como escolher a melhor das plataformas de afiliados?
Por fim, agora que você já conhece as 6 principais plataformas de afiliados, você pode estar se perguntando como fazer para escolher aquela que de fato é a melhor.
Em primeiro lugar, é necessário estressar o fato de que não existe uma plataforma necessariamente melhor do que a outra. Tudo depende dos seus objetivos e produtos.
Se a sua intenção é estar exposto a uma grande quantidade de tráfego e muitas oportunidades de vendas, o Hotmart pode ser a sua opção.
No entanto, é importante lembrar que esta plataforma também é altamente concorrida. Diferentemente da Kiwify, que tem menos concorrência e menores taxas.
Por outro lado, se o seu infoproduto for um curso sobre pilates, matemática, telemarketing ou mesmo finanças, talvez a Udemy seja a melhor entre as plataformas de afiliados.
Em todo, é muito importante conhecer muito bem todas as qualidades, prós e contras do infoproduto que você está querendo vender. Depois avalie as taxas das plataformas.
Algo que as pessoas também se esquecem de analisar são as condições de uso e o suporte que a plataforma oferece. Isso pode ser decisivo para se fazer boas vendas.
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