Como emitir nota fiscal para vendas em marketplace

Como emitir nota fiscal para vendas em marketplace

Como emitir nota fiscal para vendas em marketplace? Essa é uma dúvida recorrente entre quem planeja anunciar e vender produtos nos maiores marketplaces da internet.

Sabendo disso, a Qualic Contabilidade, sua assessoria especializada em e-commerces, marketplaces e negócios digitais, decidiu preparar um conteúdo completo sobre o assunto.

Para conferir o que o nosso time separou para você e tirar suas dúvidas, continue conosco e acompanhe este artigo até o final.

É preciso emitir nota fiscal para vendas em marketplace?

Se você pretende anunciar e vender produtos em marketplaces como Shopee, Mercado Livre, Shein, Via Varejo (Casas Bahia, Extra e Ponto Frio), Americanas, Magazine Luiza, Amazon, dentre outros, é bom se preparar para emitir notas fiscais.

Na maior parte das plataformas de marketplace, a emissão de nota fiscal é um pré-requisito obrigatório para começar a anunciar, enquanto em outras, quem não emite nota fiscal sofre com uma série de limitações e não consegue escalar suas vendas.

No Mercado Livre, por exemplo, quem não tem CNPJ e não pode emitir nota fiscal, não tem acesso a serviços importantes como o Mercado Envios e o Mercado Líder. Já na Shopee, o limite anual de vendas para pessoas físicas fica restrito a apenas R$ 81 mil.

Além dos problemas com as plataformas, quem não possui CNPJ e não emite nota fiscal, paga mais impostos e pode enfrentar sérios problemas com o fisco.

Diante de tudo isso, não tenha mais dúvidas, é preciso emitir nota fiscal para vendas em marketplaces.

O que acontece com quem vende na internet e não emite nota fiscal?

Quem vende na internet e não emite nota fiscal, corre um sério risco, pois tal prática pode ser interpretada pelo fisco como crime contra a ordem tributária, previsto na Lei 8.137/90, que dentre outras práticas, determina em seu artigo primeiro que:

“V – negar ou deixar de fornecer, quando obrigatório, nota fiscal ou documento equivalente, relativa a venda de mercadoria ou prestação de serviço, efetivamente realizada, ou fornecê-la em desacordo com a legislação. 

Pena – reclusão de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, e multa.”

Diante disso, alguém vai dizer: “mas eu vendo como pessoa física”. Bom, nesse caso, é necessário emitir um documento equivalente, ou seja, um recibo de venda, já que como pessoa física não é possível emitir a nota fiscal.

Vender produtos na internet ou mesmo fisicamente, sem emissão de documento fiscal que registre a operação é crime, e pode resultar em prisão.

Por sinal, até por isso, as plataformas de marketplace exigem que seus vendedores emitam o documento fiscal para cada venda realizada.

Emitir nota fiscal para vendas em marketplace não vai fazer você pagar mais imposto

Muita gente tenta vender na internet sem abrir um CNPJ e emitir nota fiscal, pois acredita que como pessoa jurídica vai pagar mais impostos, quando na prática, o que acontece é o contrário.

Ao assumir os riscos e limitações de tentar vender na internet sem nota fiscal, por mais que você venda alguns produtos, dificilmente será possível obter lucro, em função da alta carga tributária sobre a operação.

De acordo com a legislação em vigor, quem vende na internet como pessoa física, precisa preencher mensalmente o carnê leão e declarar seus rendimentos ao fisco, para com base no valor das vendas, recolher o Imposto de Renda, cuja alíquota pode chegar a 27,50%.

Tabela do Imposto de Renda Pessoa Física

Base de cálculo Alíquota Parcela a deduzir
Até 2.112.00 Isento Isento
De 2.112,01 até 2.826,65 7,50% R$ 158,40
De 2.826,66 até 3.751,05 15% R$ 370,40
De 3.751,06 até 4.664,68 22,50% R$ 651,73
Acima de 4.664,68 27,50% R$ 884,96

 Por outro lado, quem decide abrir um CNPJ, emitir nota fiscal e fazer as coisas da forma certa, pode optar pelo Simples Nacional e contribuir mensalmente com uma alíquota que pode iniciar em apenas 4% sobre o faturamento.

Faixa Receita em 12 meses Alíquota Valor a deduzir
Até 180.000,00 4,00%
De 180.000,01 a 360.000,00 7,30% R$ 5.940,00
De 360.000,01 a 720.000,00 9,50% R$ 13.860,00
De 720.000,01 a 1.800.000,00 10,70% R$ 22.500,00
De 1.800.000,01 a 3.600.000,00 14,30% R$ 87.300,00
De 3.600.000,01 a 4.800.000,00 19,00% R$ 378.000,00

Ao emitir nota fiscal para vendas em marketplace, você não vai pagar mais impostos, pelo contrário, vai economizar, ficar livre das barreiras impostas pelas plataformas e conquistar a confiança dos clientes, acelerando o crescimento da sua empresa.

Como emitir nota fiscal para vendas em marketplace?

Para emitir nota fiscal para vendas em marketplace, você vai precisar do apoio de uma contabilidade especializada em comércio eletrônico, um CNPJ e um certificado digital.

Não se preocupe, aqui neste tópico, vamos apresentar um passo a passo detalhado com tudo o que você precisa fazer. Confira!

1.Contrate uma contabilidade especializada em comércio eletrônico

Se o seu objetivo é emitir nota fiscal para vendas em marketplace, ter acesso a mais plataformas de comércio eletrônico, escalar os seus negócios, pagar menos impostos e evitar problemas com o fisco, a primeira coisa que você precisa fazer é contratar uma contabilidade especializada.

Em meio a isso, a boa notícia é que você chegou ao lugar certo e pode contar com o time de especialistas da Qualic Contabilidade.

Conte conosco para abrir o seu CNPJ, liberar sua permissão para emitir notas fiscais e lhe ajudar a pagar menos impostos.

2.Separe os documentos necessários para regularizar seu negócio

Além de contratar um contador, você também vai precisar separar alguns documentos que são exigidos dos interessados em abrir um CNPJ e emitir notas fiscais, incluindo:

  • RG e CPF ou CNH;
  • Comprovante de residência atualizado;
  • Carnê IPTU do endereço onde será instalada a empresa (em alguns casos, é possível começar com o seu próprio endereço residencial).

Em caso de dúvidas com a documentação, não se preocupe, pois, o nosso time de especialistas estará pronto para orientar e ajudar você.

3.Aguarde a emissão do CNPJ e demais documentos da sua empresa

Com os documentos do tópico anterior em mãos, o nosso time de especialistas vai cuidar dos trâmites para abrir a sua empresa e legalizar suas vendas online, o que inclui:

  • Registro na Junta Comercial do Estado;
  • Emissão do CNPJ na Receita Federal;
  • Emissão da Inscrição Estadual na Secretaria de Fazenda;
  • Liberação da Inscrição Municipal e Alvará de Funcionamento na Prefeitura.

4.Adquira um certificado digital

Com a nossa orientação, você também vai precisar adquirir um certificado digital, preferencialmente do tipo A1.

O certificado digital é um dispositivo obrigatório para troca de informações e documentos com o fisco, bem como para emissão das notas fiscais de venda de mercadorias.

Não se preocupe, o processo de aquisição do certificado digital é rápido, prático e pode ser feito pela internet.

5.Assine um emissor de notas ou utilize o emissor disponibilizado pelo marketplace

Por fim, com tudo pronto para começar a emitir suas notas fiscais, você poderá utilizar o emissor de nota fiscal disponibilizado pelo próprio marketplace (caso a plataforma ofereça essa facilidade) ou assinar um software emissor de notas fiscais por conta própria.

Feito isso, a cada venda, você precisará faturar, ou seja, emitir uma nota fiscal com o nome, o endereço e o CPF ou CNPJ do cliente.

Ah, e se surgir dúvidas na hora de emitir suas primeiras notas fiscais, não se preocupe, pois nós podemos orientar e ajudar você.

Bônus: como ter sucesso ao vender em marketplaces?

Agora que você já sabe que precisa emitir nota fiscal para vendas em marketplace, e que pode contar com o time da Qualic Contabilidade para abrir o seu CNPJ e regularizar sua situação, confira neste tópico bônus, algumas dicas para ser um vendedor de sucesso nos principais marketplaces do país.

  1. Escolha o marketplace certo: Analise e escolha os marketplaces que são mais relevantes para o seu nicho de mercado e produtos. Considere a reputação, o alcance e as taxas cobradas antes de tomar uma decisão.
  2. Faça uma pesquisa de mercado: Entenda a concorrência e o comportamento dos consumidores em seu segmento de mercado. Identifique produtos em alta demanda e busque maneiras de se diferenciar.
  3. Ofereça descrições e imagens de qualidade: Invista tempo na criação de descrições detalhadas e atraentes para seus produtos. Utilize imagens de alta qualidade que mostrem claramente os detalhes do produto.
  4. Mantenha preços competitivos: Os marketplaces são altamente competitivos, portanto, é importante oferecer preços atrativos para atrair os compradores. Considere fatores como custos de envio, taxas do marketplace e margem de lucro ao definir seus preços.
  5. Forneça um excelente atendimento ao cliente: Responda prontamente às perguntas e dúvidas dos clientes. Ofereça um atendimento ao cliente de qualidade, resolvendo problemas e garantindo uma experiência positiva para os compradores.
  6. Mantenha um bom controle de estoque: Mantenha seu estoque atualizado e evite vender produtos que você não tem disponíveis. Isso lhe ajudará a evitar problemas como atrasos na entrega e cancelamentos de pedidos, o que pode afetar sua reputação no marketplace.
  7. Otimize seus anúncios: Utilize palavras-chave relevantes em suas descrições de produtos para melhorar a visibilidade nos resultados de pesquisa do marketplace. Considere o uso de técnicas de otimização de SEO.
  8. Esteja preparado para o crescimento: Monte um planejamento para lidar com um aumento na demanda. Planeje seu estoque, processos de envio e atendimento ao cliente para evitar contratempos quando suas vendas aumentarem.

Se você pretende emitir nota fiscal para vendas em marketplaces e atuar de forma profissional, clique no botão do WhatsApp e entre em contato conosco. Nós podemos e vamos ajudar você!

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