post-top-como-abrir-uma-empresa-prestadora-de-servicos-no-grande-abc

Como abrir uma empresa prestadora de serviços no grande ABC

 

Como abrir uma empresa prestadora de serviços
no grande ABC

 
 

Como abrir uma empresa prestadora de serviços no Grande ABC Paulista? A região do ABC Paulista é tradicionalmente conhecida pela sua forte vocação industrial, afinal é justamente no ABC que se concentram a maior parte das indústrias do estado de São Paulo.

O ABC é assim conhecido, devido as 3 cidades que originalmente formavam a região, sendo elas: Santo (A)ndré, São (B)ernardo do Campo e São (C)aetano do Sul. Com o passar dos anos a região se expandiu e hoje já engloba também as cidades de Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Devido a sua vocação industrial, a região do ABC também tem atraído muitas empresas prestadoras de serviço. Sendo assim, se você chegou até este artigo pois está pensando em abrir uma empresa prestadora de serviço na região, saiba que essa pode ser uma excelente escolha.

Para ajudar você que deseja saber como abrir uma empresa prestadora de serviços no grande ABC Paulista, nós da Qualic Contabilidade decidimos criar este artigo, explicando cada detalhe que envolve o processo de abertura de uma empresa.

Mas, antes de abordarmos os principais aspectos que envolvem a abertura de uma empresa de serviços no grande ABC, conheça um pouco sobre a Qualic Contabilidade!

A Qualic Contabilidade

A Qualic Contabilidade está na área contábil para inovar. Com um time de profissionais altamente capacitados e muito investimento em tecnologia, buscamos está a frente dos modelos tradicionais de contabilidade.

Eficiência, qualidade e agilidade são predicados que definem a Qualic. Buscamos sempre os melhores instrumentos e recursos do mercado para garantir aos nossos clientes serviços contábeis com total rapidez, precisão, segurança e integração.

A Qualic Contabilidade pode fazer mais pela sua empresa, a nossa tecnologia e integração com os negócios dos nossos clientes, nos permitem entregar processos de forma simplificada, sem burocracias, com qualidade e de forma eficiente.

Nossa missão é busca da melhor maneira auxiliar nossos clientes, facilitando o dia a dia com uma contabilidade digital ágil e consultiva.

A Qualic Contabilidade está localizada na Av. Portugal, 356 – Sala 20 na cidade de Mauá, no ABC Paulista.

Agora que você já conhece um pouco sobre a Qualic Contabilidade, vamos descobrir como abrir uma empresa prestadora de serviços no Grande ABC? Esse é um assunto para o nosso próximo tópico!

Como abrir uma empresa prestadora de serviços no grande ABC?

O processo de abertura de uma empresa envolve algumas etapas, o que faz com que inicialmente abrir uma empresa pode parecer algo muito complexo. No entanto, com o auxílio da Qualic Contabilidade tudo ficará mais fácil. 

Conheça cada etapa que envolve a abertura de uma empresa prestadora de serviços no ABC Paulista!

1.Elaboração do Contrato Social

O Contrato Social é o documento mais importante quando pensamos na constituição de uma empresa, afinal é através dele que a empresa ganhará vida.

O Contrato Social elenca uma série de características e informações importantes a respeito da empresa, como o nome completo e o CPF dos seus sócios, o endereço da empresa, as atividades que serão desenvolvidas, a forma de tributação, o valor do capital social e o nome da empresa.

Portanto, para abrir uma empresa prestadora de serviços no grande ABC, será necessário elaborar este documento. 

A elaboração do contrato social deve seguir alguns padrões previamente determinados. Entre em contato com a Qualic Contabilidade para que possamos auxiliar você, nesta importante etapa!

Após a elaboração do Contrato Social, o documento deve ser apresentado e registrado na Junta Comercial do Estado de São Paulo.

2.Solicitação e Emissão do CNPJ

Logo após o registro da empresa na Junta Comercial é preciso solicitar a inscrição da empresa junto a Receita Federal do Brasil.

Com o registro da empresa na Receita Federal, será emitido o seu CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas, documento essencial para a formalização de uma empresa, perante ao Governo Federal e também em relação às demais esferas governamentais, clientes e fornecedores.

Sem um CNPJ a empresa fica legalmente impedida de operar e portanto não consegue nem mesmo emitir suas notas fiscais.

3.Solicitação da Inscrição Estadual

Com o CNPJ em mãos já é possível solicitar a inscrição da empresa perante o Governo do Estado de São Paulo.

A inscrição é deve ser realizada junto a Secretaria de Fazenda do Estado de São Paulo. Ocasião onde a empresa será regularizada para funcionar nos limites do estado e portanto receberá o seu número de inscrição estadual.

É importante destacar, que de acordo com critérios estabelecidos pela legislação estadual, algumas empresas podem receber a isenção de inscrição estadual.

4.Solicitação da Inscrição Municipal e Emissão do Alvará de Funcionamento

Por fim, é preciso solicitar a emissão do Alvará de Funcionamento e também da inscrição municipal. 

Tanto o alvará de funcionamento, quanto a inscrição municipal devem ser requeridos junto a prefeitura do município de instalação da empresa. Vale dizer que para o funcionamento de qualquer empresa o alvará de funcionamento é um documento obrigatório.

De posse do alvará de funcionamento e da inscrição municipal a empresa receberá a autorização municipal para emissão das suas notas fiscais de serviços e recolhimento do ISS – Imposto Sobre Serviços.

5.Registro da empresa no Instituto Nacional de Seguridade Social – INSS

Após os passos listados acima, a empresa já estará apta para iniciar suas atividades. 

No entanto ainda será necessário solicitar a inscrição da empresa junto ao INSS para recolhimento das contribuições previdenciárias da empresa, dos seus sócios e também dos seus funcionários.

6.Registro da empresa na Caixa Econômica Federal

Além do registro junto ao INSS, será necessário obter também um registro junto a Caixa Econômica Federal para o recolhimento do FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, dos seus funcionários.

Além destas etapas, a depender do ramo de atividade da empresa, pode ser necessário obter licenças especiais em órgãos de fiscalização, como a Vigilância Sanitária, por exemplo.

Não restam dúvidas, o processo de abertura de empresas requer uma série de etapas e procedimentos, tornando indispensável o apoio de um escritório de contabilidade com expertise no assunto.

Portanto, se você deseja abrir uma empresa prestadora de serviços no Grande ABC, com total segurança conte com a Qualic Contabilidade!

A Qualic Contabilidade está pronta para ajudar a sua empresa, desde a abertura até o cálculo de tributos, folha de pagamento, e demais obrigações.

Entre em contato conosco, conheça mais sobre os nossos serviços, conheça os nossos planos e faça um orçamento sem compromisso!

 

Compartilhar esse post