Você sabia que o apoio e assessoria de uma contabilidade para negócios digitais pode trazer uma importante diferença para o desenvolvimento e os resultados do seu negócio?
O contador especialista em negócios digitais entende de perto a realidade dos seus clientes e pode apoiar o negócio em diferentes sentidos, contribuindo não somente para o cumprimento de obrigações fiscais, como também para economia de impostos e na tomada de decisões importantes de forma assertiva.
Procurando uma contabilidade para negócios digitais? Acompanhe esse conteúdo até o final e veja como a Qualic Contabilidade Digital pode contribuir para a sua empresa.
O que são negócios digitais?
O mercado dos negócios digitais cresceu muito com a expansão da internet e deve continuar crescendo nos próximos anos, uma vez que as pessoas estão cada vez mais conectadas.
São inúmeros os tipos de negócios digitais. Na sequência, listamos os principais para que você entenda o que cada um deles faz.
YouTuber: Profissional que atua gravando conteúdos em vídeo para o YouTube, plataforma que monetiza seus produtores com base no número de visualizações que alcançam em seus vídeos.
O YouTube utiliza a verba de anúncios veiculados nos vídeos para remunerar os youtubers.
Infoprodutor: O infoprodutor é o profissional que produz e comercializa cursos online, mentorias e ebooks em plataformas como Hotmart, Eduzz, Monetizze, Lomadee e Braip.
Coprodutor: O coprodutor é o profissional que atua em parceria com infoprodutores, seja na construção dos conteúdos ou na gestão de tráfego e estratégias de marketing para que infoprodutos ganhem escala e visibilidade.
Normalmente, os coprodutores recebem um determinado percentual sobre a venda dos infoprodutos.
Afiliados: Por sua vez, os afiliados são profissionais do mercado digital que auxiliam na divulgação e venda de infoprodutos em troca de um percentual de comissionamento sobre cada venda realizada a partir do seu link de indicação.
Agência de Marketing: As agências de marketing auxiliam empresas e profissionais autônomos a conquistar visibilidade e credibilidade no meio digital, utilizando para tal de diversas estratégias, dentre elas: gestão de redes sociais, campanhas de tráfego pago, e-mail marketing, SEO e construção de sites.
Copywriter: O copywriter é o profissional especializado em produzir conteúdos em formato textual para web, incluindo artigos, notícias, legendas para redes sociais e chamadas persuasivas para páginas de venda.
Editor de Vídeo: O profissional de edição de vídeo trabalha em agências de marketing ou de forma autônoma, prestando serviços de edição para empresas, youtubers, influencers tiktokers, dentre outros.
Influencers: Os influencers são profissionais que possuem um grande número de seguidores nas redes sociais e aproveitam essa condição para anunciar produtos e marcas em troca de cachês.
Gestor de Tráfego: Os gestores de tráfego são profissionais especializados na elaboração de estratégias para veiculação de anúncios em plataformas como o Google Ads, YouTube Ads, Facebook Ads.
Os anúncios costumam gerar maior visibilidade e tráfego para empresas e marcas que desejam vender algum tipo de serviço ou produto.
Social Mídia: Por fim, temos os profissionais de Social Mídia que atuam na produção de conteúdo e gestão de redes sociais para celebridades, profissionais autônomos e empresas em geral.
Com tantas oportunidades disponíveis na internet você já deve ter percebido a importância da contabilidade para negócios digitais, não é mesmo?
Se você possui ou pretende abrir um negócio digital, continue conferindo esse conteúdo até o final.
Negócios digitais precisam emitir nota fiscal?
A maioria dos negócios digitais estão relacionados ao segmento de prestação de serviços, embora existam alguns casos onde os profissionais comercializam algum tipo de produto, como é o caso dos ebooks.
No entanto, independente do tipo de produto ou serviço ofertado, negócios digitais precisam emitir nota fiscal em favor dos seus clientes.
A emissão de notas fiscais é obrigatória para toda e qualquer empresa, independente do seu porte ou segmento.
- No caso da prestação de serviços, o empreendedor deve emitir a NFSe – Nota Fiscal de Serviço Eletrônica.
- Por sua vez, na venda de produtos, o empreendedor deve emitir a NFe – Nota Fiscal Eletrônica.
Contabilidade para negócios digitais: Negócios digitais precisam de CNPJ?
Muitos empreendedores iniciam no mercado digital atuando de forma despretensiosa, como pessoa física, mas aos poucos começam a ganhar escala e observam o crescimento dos seus negócios.
Na maioria dos casos, esses profissionais trabalham diretamente pela internet, no conforto das suas próprias casas e de forma individual, sem funcionários ou sócios.
Diante disso, fica a pergunta: “Negócios digitais precisam de CNPJ?”
Sim. Como regra geral, podemos afirmar que negócios digitais precisam de CNPJ, por inúmeros motivos, sendo a economia de impostos o principal deles.
Muita gente não sabe, mas quem atua no mercado digital como pessoa física, precisa contribuir mensalmente para o Imposto de Renda, cuja alíquota pode chegar a 27,50% sobre os rendimentos do empreendedor.
Confira logo abaixo, a tabela do Imposto de Renda Pessoa Física:
Base de cálculo | Alíquota | Parcela a deduzir |
Até 1.903,98 | Isento | Isento |
De 1.903,99 até 2.826,65 | 7,50% | R$ 142,80 |
De 2.826,66 até 3.751,05 | 15% | R$ 354,80 |
De 3.751,06 até 4.664,68 | 22,50% | R$ 636,13 |
Acima de 4.664,68 | 27,50% | R$ 869,36 |
Por outro lado, aqueles que decidem abrir um CNPJ e atuar como pessoa jurídica, garantem acesso a opções mais econômicas, como o Simples Nacional, por exemplo, cuja alíquota inicia em 4% para comércio e 4,5% para prestação de serviços.
Além da economia de impostos, destaca-se também outros benefícios da abertura de CNPJ, dentre eles:
- Possibilidade de emitir nota fiscal;
- Mais oportunidades de contratos e negócios;
- Acesso a crédito e financiamento como PJ;
- Permissão para contratar funcionários;
- Regularização e prevenção de problemas com o fisco;
- Dentre outros benefícios importantes.
Diante dos benefícios proporcionados por um CNPJ, não tenha dúvidas, conte com o apoio e assessoria de uma contabilidade para negócios digitais.
Contabilidade para negócios digitais: Como funciona a tributação para negócios digitais?
A tributação para negócios digitais varia em função de diversos fatores, dentre eles: tipo de atividade da empresa, valor do seu faturamento e em alguns casos, o número de funcionários.
São três opções em regime tributário:
- Simples Nacional;
- Lucro Presumido;
- Lucro Real.
Dentre as opções, o Simples Nacional e o Lucro Presumido são as alternativas mais procuradas, uma vez que possuem menor complexidade em relação ao Lucro Real.
Simples Nacional para Negócios Digitais
No Simples Nacional as empresas pagam todos os impostos por meio de uma única guia mensal, com vencimento no dia 20 de cada mês.
O valor do imposto mensal é calculado sobre o faturamento da empresa e pode variar de 4% a 19,50% (já considerando as deduções previstas para empresas do Simples).
Podem optar por esse regime empresas com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões.
Lucro Presumido para Negócios Digitais
Por sua vez, no Lucro Presumido, as empresas pagam seus impostos em guias independentes, cujo valor também varia em função do faturamento e tipo de atividade.
A regra básica é a seguinte:
- Atividades de Comércio: 5,93% em impostos federais + ICMS (alíquota varia por estado).
- Atividades de Prestação de Serviços: 11,33% em impostos federais + ISS (imposto municipal com alíquota entre 2% e 5%).
Podem optar por esse regime tributário as empresas com faturamento anual de até R$ 78 milhões.
Empresas com faturamento acima do limite estabelecido para o Lucro Presumido são obrigadas ao Lucro Real.
Diante das possibilidades, o melhor caminho para garantir economia de impostos e lucratividade é contar com a assessoria de uma contabilidade para negócios digitais.
Negócios digitais podem ser MEI?
A maior parte dos negócios digitais não podem ser MEI. Por isso, antes de formalizar suas atividades como MEI, o empreendedor digital precisa consultar uma contabilidade especializada.
Como profundo conhecedor da legislação, o contador especialista em negócios digitais poderá determinar com precisão se o empreendedor pode iniciar seus negócios como MEI ou não.
Importante: Não inicie suas atividades como MEI sem a assessoria de um contador. Evite problemas com o fisco!
Qual o CNAE para Negócios Digitais?
Existem diversos CNAEs para negócios digitais, dentre os quais, podemos destacar:
- Agências de publicidade: 7311-4/00
- Social Media e Gestores de Tráfego: 7311-4/00
- Youtubers: 5911-1/99
- Infoprodutores (e-books): 5811-5/00
- Infoprodutores (cursos e treinamentos): 8599-6/04
- Afiliados: 7490-1/04
- Designer: 7410-2/99
Ao montar um negócio digital, classificar sua empresa no CNAE correto é fundamental para evitar problemas com a Receita Federal e pagar menos impostos.
Sabendo disso, não defina o seu CNAE sem o apoio e assessoria de uma contabilidade para negócios digitais.
Contabilidade para negócios digitais: Como abrir CNPJ para negócios digitais?
A abertura de CNPJ é fundamental para empreendedores digitais que desejam pagar menos impostos, emitir notas fiscais, formalizar suas atividades e evitar problemas com o fisco.
No entanto, muitos acreditam que abrir um CNPJ envolve altos custos ou é um processo complexo e burocrático, quando na verdade não funciona mais dessa forma.
Com o apoio de uma contabilidade para negócios digitais, como a Qualic Contabilidade, você pode abrir o seu CNPJ com total comodidade e facilidade, sem sair de casa.
Pensando em abrir ou regularizar suas atividades no meio digital? Conte com o apoio do nosso time de contadores e especialistas, podemos cuidar de tudo para você.
Saiba mais e tire todas as suas dúvidas, entrando em contato conosco, agora mesmo!