Cresce a busca por serviços contábeis no final do ano
Com o final do ano se aproximando, cresce a procura das empresas e seus gestores por novos serviços contábeis.
Tradicionalmente, os meses de novembro e dezembro são marcados pelas etapas de planejamento para o próximo ano, incluindo a escolha do melhor regime tributário e também do melhor regime de constituição empresarial para os próximos 12 meses.
Como essas escolhas impactam no resultado das empresas pelo período de no mínimo 12 meses, é somente ao final de cada ano que os gestores conseguem analisar com clareza, os efeitos do atual regime fiscal e também do atual formato de constituição empresarial sobre os negócios.
Neste momento, também entra em ação, uma análise e avaliação criteriosa a respeito dos serviços contábeis desenvolvidos durante o ano anterior. Afinal, este é sem dúvidas o melhor momento do ano para trocar de contador.
Já que este é o assunto do momento. Vamos falar um pouco, sobre os regimes tributários e os modelos de constituição empresarial vigentes no Brasil?
Conhecendo mais sobre cada uma das opções, você poderá escolher com clareza a melhor opção para o seu negócio.
Conhecendo os regimes tributários em vigor no Brasil
Atualmente existem três regimes tributários em vigor no Brasil, são eles:
- Lucro Real
- Lucro Presumido
- Simples Nacional
Portanto, cabe às empresas em conjunto com a sua assessoria contábil, definir o regime que considere mais vantajoso para o futuro dos seus negócios com base em suas atividades e também no valor de seu faturamento.
Sendo assim, vamos conhecer melhor cada uma das opções?
Lucro Real
O Lucro Real é um regime fiscal obrigatório para empresas de determinados setores da economia, como por exemplo, as empresas que atuam no setor financeiro e também para aquelas que possuem faturamento anual superior a R$ 78 milhões de reais.
No Lucro Real o IRPJ e a CSLL são calculados sobre o lucro das empresas, sendo exatamente por isso, denominado Lucro Real.
Já o PIS e o COFINS são calculados com base em uma sistemática de crédito (compra) e débito (venda), onde o imposto apurado na venda é debitado do imposto apurado nas operações de compra, contribuindo a empresa, com o saldo final desta equação.
Em relação aos tributos federais, as empresas que optam por este regime devem contribuir com as seguintes alíquotas:
- IRPJ: 15%
- CSLL 9%
- PIS: 1,65%
- COFINS: 7,6%
Lucro Presumido
Diferentemente do Lucro Real, o Lucro Presumido é um método de apuração que incide sobre o faturamento total das empresas e não sobre o lucro, sendo por isso, denominado como Lucro Presumido.
Podem optar pelo Lucro Presumido, todas as empresas que faturam menos que R$ 78 milhões e que não estejam obrigadas a optar por outro regime.
Sendo assim, confira logo abaixo, a sistemática de cálculo e as alíquotas de cada tributo no Lucro Presumido:
IRPJ
O IRPJ para as empresas do lucro presumido é calculado com base na multiplicação entre uma alíquota base e uma alíquota de apuração, sobre o valor do faturamento.
As alíquotas base, variam de acordo com a atividade da empresa e são as seguintes:
- 32%
- 16%
- 8%
- 1,6%
Já a alíquota de apuração do tributo que é de 15%.
Sendo assim, uma empresa com atividade enquadrada na alíquota base de 8%, pagaria o seguinte percentual final de IRPJ sobre o faturamento: 8% X 15% = 12%
A apuração do IRPJ é trimestral, porém a empresa pode optar por realizar os pagamentos mensalmente.
CSLL
A CSLL possui o mesmo método de cálculo do imposto de renda, porém com alíquotas diferentes e também baseadas no tipo de atividade desenvolvida, veja:
- 32%
- 12%
A alíquota de apuração é de 9% a ser realizada também de forma trimestral.
Sendo assim, uma empresa com atividade enquadrada na alíquota base de 12%, pagaria o seguinte percentual final de CSLL sobre o faturamento: 12% X 9% = 8%
PIS/COFINS
Por fim, o PIS e o COFINS calculamos com base nas seguintes alíquotas:
- PIS: 0,65%
- COFINS: 3%
Simples Nacional
Por fim, temos o Simples Nacional um regime tributário que tem por objetivo simplificar a vida das empresas, facilitando a forma de apuração dos tributos e para a redução dos encargos pagos por cada empresa.
No Simples Nacional, tributos federais, estaduais e municipais são pagos por meio de uma única guia. A guia DAS – Documento de Arrecadação do Simples Nacional.
A saber, podem optar pelo Simples Nacional, as empresas com faturamento anual de até 4,8 milhões de reais e cuja atividades estejam previstas no rol de atividades permitidas no Simples Nacional.
O Simples Nacional possui tabelas, alíquotas e metodologias próprias de cálculo, que levam em consideração o faturamento mensal e anual das empresas, assim como também o tipo de atividade exercida.
Conhecendo os modelos de constituição empresarial em vigor no Brasil
A saber, além do regime tributário, as empresas também podem aproveitar o início do próximo ano para escolherem o melhor modelo de constituição empresarial para o seu tipo de negócio. São muitas as opções, confira:
- Sociedade Limitada
- Sociedade Anônima
- Microempresa – ME
- Empresa de Pequeno Porte – EPP
- Microempreendedor individual – MEI
- Empresário Individual
- Empresa Individual de Responsabilidade Limitada – EIRELI
- Sociedade por Ações – S/A
Conte com os serviços contábeis da Qualic Contabilidade e escolha o melhor modelo de constituição empresarial para a sua empresa.
Como escolher o melhor regime tributário e de constituição empresarial para a minha empresa?
A legislação fiscal e tributária do Brasil é um pouco, quanto complexa, isso não podemos negar.
No entanto, em meio a essa complexidade, é possível obter vantagens legais que permitem que o empresário contribua para os cofres públicos com cargas tributárias menores ou mais vantajosas para o seu negócio.
Sendo assim, para que você possa ter a certeza da melhor escolha para o seu tipo de negócio, o melhor mesmo é contar com uma assessoria contábil com larga experiência no mercado e profissionais capacitados e que realmente entendam do assunto.
Não escolha o modelo de constituição empresarial ou o regime tributário da sua empresa com base nas escolhas do seu concorrente ou com base na opinião de pessoas que conhecem pouco do assunto.
Conte com quem realmente entende de contabilidade!
Sendo assim, se você procura uma assessoria contábil realmente preparada para ajudar o seu negócio a crescer no próximo ano, conheça a Qualic Contabilidade.
Entre em contato conosco, conheça os nossos serviços contábeis e os planos que temos para ajudar a sua empresa a crescer em 2021!
A Qualic Contabilidade Digital está sediada na Av. Portugal, 356 . Sala 20 . Mauá . SP
Telefone: (11) 2668-3674