Com o avanço da internet e da tecnologia o mundo vem passando por transformações importantes e o empreendedorismo digital é apenas uma delas.
Por sinal, você sabe o que é empreendedorismo digital e por que ultimamente tem se falado tanto sobre este tema?
Em função da relevância do assunto, a Qualic Contabilidade decidiu preparar um conteúdo completo sobre o assunto.
Dentre outras coisas, aqui você vai conferir:
- O que é empreendedorismo digital?
- Vantagens do empreendedorismo digital
- Ideias de negócios digitais para empreender
- Empreendedorismo na era digital: como abrir um CNPJ
Deseja saber tudo sobre o assunto e esclarecer suas principais dúvidas em relação ao empreendedorismo digital? Se você respondeu “Sim”, continue conosco e acompanhe este conteúdo até o final!
O que é empreendedorismo digital?
Chamamos de empreendedorismo digital a iniciativa de montar um negócio através da internet, seja para prestar serviços ou vender algum tipo de produto.
Atualmente, temos diversos exemplos de negócios que estão relacionados ao empreendedorismo digital, incluindo: e-commerces, produção de cursos e e-books, marketing de afiliados, dentre outros.
Curiosamente, se até alguns anos atrás ninguém esperava que esse tipo de empreendedorismo faria tanto sucesso, hoje, os números comprovam o contrário e demonstram que negócios digitais podem oferecer um excelente retorno.
Para não ter dúvidas quanto a isso, basta observar as mudanças nos comportamentos e hábitos de consumo da população.
Se antes, boa parte preferia ir até uma loja física para comprar determinados itens e produtos, hoje a internet tem se mostrado uma solução que proporciona maior comodidade e facilidade.
O mesmo acontece com os cursos em geral, que cada vez mais, mudam das aulas presenciais para as plataformas de cursos online.
Em meio ao crescimento do empreendedorismo digital, vale destacar números recentes da Neotrust que apontam para um crescimento de 26,9% no e-commerce brasileiro, somente no último ano.
Em termos de faturamento, o comércio eletrônico brasileiro alcançou R$ 161 bilhões em faturamento apenas em 2021.
Por isso, não tenha dúvidas, os negócios digitais estão crescendo a passos largos e podem ser a oportunidade que você procurava para empreender e ser dono do próprio negócio.
Vantagens do empreendedorismo na era digital
O empreendedorismo digital pode oferecer uma série de vantagens para aqueles que decidem apostar e acreditar no potencial da internet.
Para que você conheça cada vez mais sobre o tema, neste tópico, vamos apresentar as principais vantagens relacionadas ao empreendedorismo na era digital e ajudar você a entender porque este é o assunto do momento.
1.Custos reduzidos
Um dos maiores benefícios relacionados ao empreendedorismo na era digital diz respeito a economia de custos que negócios com este perfil podem oferecer.
Vamos pensar no e-commerce, por exemplo. Sem dúvida alguma, os custos para montar e manter um e-commerce são muito menores que os custos necessários para montar uma loja física.
O empreendedor que decide abrir uma loja virtual pode começar na sua própria casa, não precisa alugar um ponto comercial e nem mesmo contratar vendedores.
Em termos práticos, podemos afirmar que para aqueles que pretendem empreender, mas possuem pouco capital inicial para investir, os negócios digitais são uma excelente oportunidade.
2.Flexibilidade de horários
Como regra geral, quem investe em um negócio digital, pode trabalhar no conforto da sua própria casa e conta com horários extremamente flexíveis.
Por sinal, este é o ponto que costuma chamar maior atenção dos empreendedores, principalmente dos mais jovens e que estão em busca de liberdade e flexibilidade.
Sendo o seu próprio chefe, você trabalha de onde quiser e faz os seus próprios horários, podendo até mesmo, abrir um negócio virtual, enquanto mantém um emprego formal.
Na prática, para muitos, a liberdade que os negócios da era digital oferecem, favorecem a melhoria da nossa qualidade de vida.
3.Ausência de barreiras geográficas
Por sua vez, a ausência de barreiras geográficas é outro importante benefício do empreendedorismo digital.
Um e-commerce, por exemplo, pode vender para qualquer parte do país e em alguns casos até mesmo para outras partes do mundo, alcançando um público consumidor gigantesco.
Por sua vez, as lojas físicas ficam limitadas a atender pessoas próximas ao seu endereço, ou seja, um público muito menor.
Considerando este aspecto, podemos afirmar que um negócio digital tem chances muito maiores de expandir e crescer rapidamente, quando comparado a negócios físicos.
Ideias de negócios digitais para empreender
Pensando em aproveitar o movimento do empreendedorismo na era digital para montar o próprio negócio, mas ainda não sabe por onde começar?
Se este é o seu caso, separamos algumas ideias de negócios digitais que estão em alta e que podem ser uma excelente alternativa para você!
1.Monte um e-commerce
Em um dos tópicos anteriores, destacamos que o e-commerce brasileiro se encontra em forte ritmo de crescimento e já fatura mais de R$ 161 bilhões por ano.
Com os brasileiros preferindo cada vez mais, as compras sem sair de casa, montar uma loja virtual pode ser uma excelente alternativa para quem deseja aproveitar o boom da internet e do empreendedorismo na era digital.
Atualmente, qualquer pessoa com acesso à internet e conhecimentos básicos de informática pode montar um e-commerce através de plataformas personalizáveis como a Nuvem Shop, por exemplo.
2.Anuncie produtos em um marketplace
Outra alternativa muito interessante para empreender e ganhar dinheiro na internet é o anúncio de produtos em plataformas de marketplace, como o Mercado Livre, a Shopee e a B2W.
Os marketplaces contam com um excelente público consumidor e volume significativo de visitantes diários, o que pode aumentar substancialmente as suas chances de venda.
3.Produção e venda de produtos digitais
Agora, se você possui assunto e domínio em algum assunto interessante e que pode chamar a atenção do público, vale a pena investir na produção de infoprodutos, como cursos e e-books.
Tem muita gente por aí, faturando alto no mercado de produtos digitais, incluindo produtores, coprodutores, afiliados e agências de lançamento digital.
Após produzir um curso ou e-book, você pode anunciá-lo e colocá-lo à venda em plataformas especializadas como Hotmart, Braip, Eduzz e Monetizze.
4.Agência de marketing digital
Por sua vez, para aqueles que estão pensando em investir no empreendedorismo digital, mas preferem atuar na prestação de serviços, a montagem de uma agência de marketing digital pode ser um bom caminho.
Agências de marketing especializadas no digital são cada vez mais procuradas por empresas que desejam conquistar espaço na internet, seja através das redes sociais, de estratégias de tráfego pago e orgânico, e-mail marketing ou construção de sites.
Uma agência de marketing digital pode oferecer uma série de serviços e com boas estratégias construir uma carteira significativa de clientes.
5.PJ de serviços digitais
São muitas as alternativas para empreender na era digital e quem busca uma oportunidade pode escolher aquela que melhor combina com o seu perfil profissional e objetivos.
Uma das possibilidades é empreender como prestador de serviços autônomo, abrindo um CNPJ para atender empresas e agências através da oferta de algum tipo de serviço especializado.
Desenvolvedores, designers, redatores, gestores de tráfego, editores de vídeo e profissionais de social media, são apenas alguns exemplos de funções com alta demanda e oportunidades no mercado digital.
Empreendedorismo na era digital: como abrir um CNPJ
Por fim, agora que você já sabe o que é empreendedorismo na era digital, conhece suas vantagens e conferiu algumas ideias de negócio, é hora de abrir o seu CNPJ e tirar seus planos do papel.
A internet e os negócios digitais estão ajudando muitas pessoas a realizar o sonho de empreender, conquistar a independência financeira e mudar de vida. Talvez, o próximo contemplado pode ser você!
No entanto, para chegar lá, você precisa de determinação para ir em frente e caminhar em direção aos seus objetivos.
1.Monte um plano de negócios
Apesar de não ser um passo obrigatório, montar um plano de negócios pode ser muito útil para quem deseja empreender.
Com a ajuda do plano de negócios, você pode colocar todas as suas ideias no papel e organizá-las de forma a tomar as melhores decisões em prol do seu futuro negócio.
Dentre os itens que não podem faltar no seu planejamento, podemos destacar:
- Nome da empresa;
- Tipo de atividade a ser desenvolvida;
- Estratégias de marketing;
- Investimento e prazo de retorno;
- Estudo de concorrentes;
- Definição do público-alvo;
- Dentre outros itens importantes.
2.Contrate um serviço de contabilidade
Após montar um plano de negócios, o próximo passo para dar sequência no empreendedorismo digital, é a contratação de uma contabilidade especializada.
Além de esclarecer todas as suas dúvidas, o contador é o profissional habilitado para cuidar dos trâmites de abertura, registro e legalização da empresa, incluindo:
- Registro na Junta Comercial;
- Emissão do CNPJ;
- Emissão da Inscrição Estadual;
- Emissão da Inscrição Municipal;
- Liberação do Alvará de Localização e Funcionamento.
3.Separe os documentos solicitados pelo contador
Para ajudar você a abrir o seu negócio digital e tirar os seus planos do papel, o contador precisará de alguns documentos básicos, incluindo:
- RG e CPF;
- Comprovante de Residência;
- Número da Inscrição Imobiliária do imóvel sede da empresa.
Com a documentação completa em mãos, o contador poderá agilizar os trâmites para que dentro de alguns dias a sua empresa esteja apta para entrar em funcionamento.
Se você deseja aproveitar o movimento do empreendedorismo na era digital para montar o próprio negócio, mas ainda não conta com uma contabilidade especializada, conheça a Qualic Contabilidade!
A Qualic é uma contabilidade especializada em negócios digitais que está preparada para fornecer todo suporte e orientação que o seu negócio precisa para crescer!
Para saber mais sobre os nossos serviços, clique aqui e entre em contato conosco!