Vale a pena abrir empresa para vender em marketplace

Vale a pena abrir empresa para vender em marketplace?

Vale a pena abrir empresa para vender em marketplace? Com as mudanças recentes nos hábitos de consumo é cada vez maior o número de brasileiros que compram produtos através da internet.

Em meio a esse contexto, o comércio eletrônico vem registrando crescimento significativo e atraindo muitos empreendedores interessados em vender produtos na internet.

Aos interessados em investir nas vendas online, as plataformas de marketplace podem ser uma excelente alternativa, pois normalmente contam com um grande volume de visitas e altas taxas de conversão em vendas.

Deseja saber mais sobre o comércio eletrônico e entender se realmente vale a pena abrir empresa para vender em marketplace? Se a sua resposta foi “Sim”, continue conosco e acompanhe este conteúdo até o final.

O que é um marketplace?

Os marketplaces são sites/plataformas especializadas no anúncio e venda de produtos através da internet.

Com grande visibilidade e volume de tráfego, este tipo de plataforma fornece espaço para que outras empresas anunciem e vendam seus produtos.

Aqui no Brasil, temos diversos diversas empresas que operam este tipo de negócio, incluindo opções bastante conhecidas, como por exemplo:

  • Mercado Livre;
  • Shopee;
  • Magazine Luíza;
  • Via Varejo;
  • B2W;
  • Dentre outros.

Qual a diferença entre marketplace e e-commerce?

Ao avaliar se realmente vale a pena abrir empresa para vender em marketplace, precisamos esclarecer as principais diferenças entre o marketplace e o e-commerce.

Muitos acreditam que os termos são sinônimos, mas na verdade existem diferenças importantes entre os conceitos.

Marketplace: Plataforma onde diversas empresas podem anunciar e vender os seus produtos em troca do pagamento de taxas a empresa responsável pela plataforma.

Para que possamos entender o conceito, basta olhar para o Mercado Livre e observar a forma de funcionamento do site.

Na prática, o Mercado Livre fornece espaço em seu site para que diversas empresas anunciem seus produtos, contribuindo com um percentual sobre cada venda realizada.

E-commerce: Por sua vez, o e-commerce ou loja virtual, é uma plataforma própria, idealizada e construída por uma empresa para vender os seus próprios produtos.

No e-commerce todos os produtos são vendidos pela empresa detentora do site e não há espaço para que terceiros anunciem e vendam seus produtos.

Vale a pena abrir empresa para vender em marketplace?

Para que possamos esclarecer dúvidas e entender com clareza se vale a pena abrir empresa para vender em marketplace, precisamos estudar melhor os pontos positivos e negativos deste tipo de plataforma de vendas.

Para começar, não há como negar que uma das maiores vantagens das plataformas de marketplace é a visibilidade que elas oferecem.

Você já parou para avaliar o percentual de crescimento em vendas que uma empresa pode alcançar ao anunciar seus produtos em sites como o da Americanas, Casas Bahia ou Mercado Livre?

Muito embora as empresas paguem taxas para anunciar e vender seus produtos através dos marketplaces, elas são recompensadas pela excelente visibilidade e volume de vendas que essas plataformas podem oferecer.

Além disso, construir um e-commerce próprio e torná-lo conhecido não é uma tarefa fácil, pois requer tempo, dedicação e investimento em desenvolvimento e marketing.

Por tudo isso e por diversos outros motivos, podemos afirmar que os marketplaces são uma excelente oportunidade para pequenas empresas que desejam vender na internet.

Sendo assim, não tenha dúvidas, vale muito a pena abrir empresa para vender em marketplace.

Quais as vantagens de abrir empresa para vender no marketplace?

Quem decide abrir empresa para vender em marketplace pode aproveitar uma série de benefícios, dentre os quais, podemos destacar:

1.Popularidade: Os marketplaces são plataformas que contam com alta popularidade e que sempre são lembradas por aqueles que pretendem comprar produtos na internet.

2.Menor investimento em marketing: As plataformas de marketplace se encarregam de investir constantemente e de forma pesada em marketing, o que possibilita que seus anunciantes economizem com ações e estratégias deste tipo.

3.Canal adicional de vendas: Reconhecidos como ferramentas capazes de potencializar o volume de vendas das empresas, os marketplaces não são utilizados exclusivamente por pequenos negócios, mas também, por empresas que possuem lojas físicas e e-commerce próprio, mas desejam estabelecer um novo canal de vendas.

4.Logística facilitada: Normalmente, as empresas de marketplace usam sua própria estrutura para gerenciar a logística de frete e entrega dos pedidos, facilitando a vida dos lojistas parceiros.

5.Múltiplas formas de pagamento: Outra vantagem importante dos marketplaces está relacionada às múltiplas formas de pagamento que costumam oferecer, incluindo pagamento no boleto, PIX e cartões de crédito de diversas bandeiras.

Quais são os melhores marketplaces para vender na internet?

Que vale a pena abrir empresa para vender em marketplace você já sabe, mas afinal, quais são as melhores plataformas de marketplace da internet?

Separamos uma seleção com as plataformas mais populares com suas principais características para que assim, você possa escolher com maior tranquilidade em quais anunciar seus produtos.

1.Mercado Livre

O Mercado Livre é uma das maiores plataformas de marketplace que opera aqui no Brasil e uma excelente opção para quem pretende começar a anunciar e vender produtos na internet.

Anunciar produtos no Mercado Livre é grátis e o vendedor ainda conta com algumas possibilidades interessantes, como os planos Clássico e Premium que oferecem maior visibilidade e menores taxas de comissionamento.

Empresas que anunciam pelo Mercado Livre também podem contar com os benefícios do Mercado Envios, o serviço de entregas da plataforma.

2.Amazon

A americana Amazon também vem conquistando o seu espaço aqui no Brasil. Para anunciar e vender produtos por lá, as empresas interessadas contam com duas opções:

  • Plano Profissional: Custo mensal de R$ 19,00 a partir do quarto mês (independente do número de produtos vendidos);
  • Plano Individual: R$ 2,00 por item vendido.

Em ambos os planos, a Amazon também cobra um percentual variável entre 8% e 20% sobre cada venda realizada.

Assim como o Mercado Livre, a plataforma também oferece um serviço de entrega aos seus lojistas parceiros.

3.Magazine Luiza

Outra gigante no universo dos marketplaces é o Magazine Luíza ou Magalu (como também é conhecida). De acordo com as políticas da plataforma, quem deseja anunciar e vender produtos através do site do Magalu precisa arcar com os seguintes custos:

  • Taxa de comissionamento: 16% a 40% sobre o valor do pedido;
  • Valor Fixo: R$ 3,00 por pedido.

A empresa também disponibiliza um serviço de frete para facilitar o despacho e transporte das mercadorias até os clientes.

4.B2W

A B2W é um dos maiores grupos de marketplace do Brasil, sendo responsável por marcas como: Americanas.com, Submarino, Shoptime e Sou Barato.

Para os seus anunciantes, a B2W cobra uma comissão de 16% + uma taxa de R$ 5,00 sobre os produtos vendidos através da sua plataforma de marketplace.

Lojistas parceiros da B2W podem optar por soluções próprias de entrega ou contratar a B2W Entrega.

5.Via Varejo

Quando o assunto é abrir empresa para vender em marketplace, uma das opções mais procuradas é a Via Varejo, empresa que administra duas importantes varejistas brasileiras, Casas Bahia, Extra e Ponto Frio.

Interessados em anunciar e vender seus produtos através dos sites da Via Varejo contam com taxas de comissionamento sobre as vendas que variam de 18,5% a 21% em função da categoria dos itens que compõem cada pedido.

Lojistas parceiros da Via Varejo podem optar por serviços próprios de entrega ou contratar o Envvias, serviço de entregas de responsabilidade da Via Varejo.

Abrir empresa para vender em marketplace e a economia de impostos

Agora que você já sabe que vale a pena abrir empresa para vender em marketplace, é hora de conferir a economia de impostos que um CNPJ pode garantir.

Para começar precisamos esclarecer que a maioria dos marketplaces exige que seus anunciantes tenham CNPJ e emitam nota fiscal a cada venda realizada.

Por sua vez, em relação à carga tributária, ao contrário do que muitos acreditam, o volume de impostos sobre a venda de produtos como pessoa jurídica costuma ser bem menor que o volume aplicável sobre a venda de produtos como pessoa física.

Na prática, enquanto as pessoas físicas podem ser tributadas em até 27,50% sobre suas vendas, pessoas jurídicas contam com alíquotas reduzidas, iniciando em apenas 4% sobre o faturamento para empresas optantes pelo Simples Nacional.

Como abrir empresa para vender em marketplace

Tendo em vista que vale a pena abrir empresa para vender em marketplace, confira o passo a passo e veja o que você precisa fazer para conquistar o seu CNPJ e vender nos maiores marketplaces do país.

1.Contrate uma contabilidade especializada: A Qualic Contabilidade oferece todo apoio e assessoria contábil na abertura de empresas para venda de produtos em site próprio ou marketplaces.

2.Separe a documentação necessária: Para abertura da sua empresa alguns documentos básicos serão necessários, dentre eles, RG, CPF e comprovante de endereço.

3.Aguarde a regularização da sua empresa: Após contratar uma contabilidade especializada e separar os documentos necessários para abertura do seu CNPJ, basta aguardar alguns dias enquanto a empresa é registrada e regularizada.

4.Faça o cadastro nas plataformas: Por fim, basta escolher as plataformas de marketplace da sua preferência e realizar o cadastro.

Pensando em abrir ou regularizar uma empresa para vender no marketplace? Conte com a Qualic Contabilidade.

Na Qualic Contabilidade, você encontra um time de especialistas e toda a estrutura contábil que a sua loja precisa para crescer.

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